Busca no Blog ou na Web

25 de abr. de 2011

Distrito Federal/DF


O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil, onde se localiza a capital federal Brasília, cujos limites coincidem com os do próprio Distrito Federal.

Patrimônio Cultural desde 1987, Brasília é considerada uma das cidades mais modernas do mundo. Construída especialmente para ser a capital do País, é uma espécie de síntese cultural entre todas as regiões brasileiras, pois recebeu imigrantes de todo o Brasil depois de sua inauguração, em 1960.

Brasília é um colosso de cidade. Interiamente planejada, a capital da República foi construída em apenas três anos e meio – um feito extraordinário inclusive para a época atual. Seu maior destaque é o conjunto arquitetônico, pelo qual recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade se apresenta como um grande museu a céu aberto, com destaque para as obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, responsáveis por este projeto que até hoje constitui-se na maior referência internacional em arquitetura e urbanismo.

Porém, as atrações não ficam por aí. Brasília é uma cidade que possui uma vida cultural e noturna bastante intensa, com exposições, bares, restaurantes e muitos eventos durante o ano todo. Além disso, para quem busca lazer ao ar livre, a cidade também oferece boas opções, como o Lago Paranoá, o Parque da Cidade e o Parque Nacional.


Catedral Metropolitana – Projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1967, está localizada na Esplanada dos Ministérios. Uma dica: vá em dia de sol, quando os raios solares invadem os vitrais coloridos. Fica ainda mais bonito!


Praça dos Três Poderes – A imponência das construções impressionam, assim como as muitas esculturas que estão expostas. O roteiro inclui o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, entre outros.


Parque Sarah Kubitschek – É considerado o maior parque urbano da América Latina. Possui 4,2 milhões de m² que reúne a Praça das Fontes, com paisagismo de Burle Marx, ciclovia, parques infantis e áreas de lazer.


Memorial dos Povos Indígenas – Projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial chama a atenção por sua forma de oca indígena e pelos grafismos da fachada. O acervo inclui máscaras, bancos e cerâmicas.



Informações:

Secretaria de Turismo
(61) 3355-8012
www.setur.df.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário