Busca no Blog ou na Web

5 de mai. de 2011

Petrópolis/RJ


Conhecida por abrigar a residência da família real brasileira, Petrópolis é um museu ao ar livre dos mais bem conservados do mundo. 

A cidade de Petrópolis foi fundada pelo Imperador Dom Pedro II, no dia 16 de março de 1843, nas terras da fazenda do Córrego Seco, que havia sido adquirida pelo Imperador Dom Pedro I, durante suas viagens entre o Rio e Minas Gerais, em 1830. Denominada também de Cidade Imperial, Petrópolis tornou-se o reduto de artistas, intelectuais e nobres, que se instalaram em suntuosas mansões ou em opulentas residências.

Lá está boa parte da história do Brasil, desde os tempos do império. Suas ruas de pedra, charretes, ruas largas e bastante arborizadas dão um ar de charme e romantismo à cidade. Como está a 800m acima do nível do mar, seu clima é bastante ameno, o que se tornou o local ideal para os muitos imigrantes europeus que aportaram por aqui.

Possui uma estrutura bastante sofisticada para o turismo e além de seus museus lindíssimos, ainda há diversos passeios para as cidades vizinhas. Em Teresópolis, por exemplo, está o principal centro de treinamento da seleção brasileira de futebol, que é muito procurado por turistas e amantes do futebol.

A cidade oferece ainda com um calendário de eventos anual, com programação de  festas e comemorações, exposições e festivais. Nesses períodos, Petrópolis recebe muitos visitantes, que vem apreciar e participar dos eventos como a Bienal do Livro, o Festival de Inverno, o Circuito Gastronômico, entre outros.


Museu Imperial – Abriga a coroa do imperador, além de mobiliário, jóias e quadros. Possui ainda um dos mais importantes arquivos históricos do Brasil,  e um jardim com cerca de 100 espécies.


Parque da Serra dos Órgãos – Curiosas formações rochosas desafiam a habilidade de montanhistas. Criado em 1939, seus 11.800 hectares abrigam orquídeas, ipês, cedros e espécies ameaçadas de extinção.


Casa de Santos Dumont – Foi residência de verão do "pai da aviação". A construção de 1918 exibe, além de objetos pessoais, duas criações do inventor: o chuveiro e a escada, que tem degraus para apenas um dos pés.


Palácio de Cristal – Com estrutura metálica e vedação de vidro, foi fabricado na França. Palco de vários bailes históricos, ali a Princesa Isabel assinou a libertação de 103 escravos pouco antes da abolição da escravatura.



Informações:

Fundação de Cultura e Turismo
(24) 2246-9300
www.petropolis.rj.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário