Busca no Blog ou na Web

10 de nov. de 2010

Bento Gonçalves/RS


Se você está à procura de experiências turísticas diferenciadas, aliadas a uma deliciosa culinária e ao conforto de bons hotéis e pousadas, Bento Gonçalves é o seu destino perfeito para as quatro estações do ano! 

Situada ao nordeste do Rio Grande do Sul – a 115 km de Porto Alegre – a região de Bento Gonçalves começou a ser povoada a partir de 1875, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos ao estado. Oriundos em sua maioria das províncias de Vêneto e Lombardia, esses colonizadores logo se estabeleceram nas áreas mais altas da Serra Gaúcha, fundando rapidamente um conjunto de povoados, aos quais, carinhosamente, deram o nome de Pequena Itália.

Desde então, a uva e o vinho foram os alicerces sobre os quais a tradição italiana encontrou sustentação. Com o passar do tempo, o empreendedorismo característico deste povo fez com que o cultivo artesanal da uva fosse evoluindo para modernas tecnologias de produção, o que assegurou à região uma posição de destaque na economia nacional. Foi assim, portanto, que Bento tornou-se conhecida como a Capital Brasileira do Vinho, e o único destino do país a contar com Selo de Indicação de Procedência – uma garantia de qualidade e de momentos inesquecíveis a cada garrafa.

Nesse sentido, uma capítulo à parte dentro do amplo manancial de atrativos de Bento Gonçalves é a sua culinária, que promete aos visitantes uma diversidade de sabores e descobertas. Não há dúvidas de que um dos pontos mais característicos da influência italiana está aqui, com suas massas, queijos e salames, sempre acompanhados de um bom vinho. O galeto assado também é uma boa pedida, servido com as tradicionais polentas fritas!

Além disso, Bento possui o maior e mais equipado Centro de Eventos do Rio Grande do Sul, com uma área territorial de 322.566 m2, onde são realizados importantes eventos nacionais e internacionais, tais como a Fenavinho Brasil – Festa Nacional do Vinho, Movelsul, Fimma, Casa Brasil, Fiema Brasil, Expobento, Bento em Dança, entre outros.


Vale dos Vinhedos – O primeiro e mais importante destino enoturístico do Brasil. Uma harmonização perfeita entre os melhores vinhos, gastronomia e paisagens apaixonantes.


Caminhos de Pedra – Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, este roteiro com 12 km de extensão resgata o passado em busca da valorização dos costumes da imigração italiana.


Vale do Rio das Antas – O cenário mais exuberante da região oferece uma paisagens tropicais, com vinícolas, bananeiras, trilhas e confortáveis opções de hospedagem.


Maria Fumaça – Um passeio de 23 km numa locomotiva do século 19, com direito a shows folclóricos e degustação de queijos, vinhos e espumantes.



Informações:

Secretaria Municipal de Turismo
(54) 3454-3169
www.bentogoncalves.rs.gov.br

2 comentários:

  1. Olá pessoal!
    Sou da Região Uva e Vinho e atuo como docente no Curso Técnico de Guia de Turismo do Senac -RS de Bento Gonçalves e neste momento estamos realizando um projeto de pesquisa no Destino Indutor Bento Gonçalves.

    Abraços
    Janete

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O telefone da Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves/RS é (54)3055 7130.
    Att

    ResponderExcluir