Busca no Blog ou na Web

27 de set. de 2010

Porto Alegre/RS

Equidistante tanto de Buenos Aires e Montevidéu, quanto de São Paulo e Rio de Janeiro, Porto Alegre é o centro geográfico das principais rotas do Cone Sul.

Conjunto de múltiplas expressões, variadas faces, e diferentes origens étnicas e religiosas, a capital do Rio Grande do Sul é uma cidade cosmopolita, agradabilíssima, progressista e, essencialmente, moderna.

Multicultural por natureza – terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história da América Latina – Porto Alegre é um lugar onde os contrastes e as diferenças são bem acolhidos e sempre bem-vindos. Com 1.4 milhões de habitantes, a cidade ferve em todos os sentidos. Possui uma vida cultural e noturna intensa, além de uma estrutura excelente tanto para o turismo quanto para eventos.

A cidade, que já produziu e sediou eventos internacionais de grande porte – como o Forum Social Mundial –, é o portão de entrada do estado e o ponto de partida para muitos outros roteiros da região, que incluem rotas de sol e praia, cidades históricas, ecoturismo e turismo de aventura, além das românticas paisagens serranas. Além disso, Porto Alegre está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão de árvores, 409 praças, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país. Entre os seus maiores destaques está a gastronomia, com o tradicional e internacionalmente conhecido “churrasco gaúcho”.


Centro Histórico – O Centro de Porto Alegre reúne dezenas de prédios históricos, entre os quais se destacam o Mercado Público, o Chalé da Praça XV, a Prefeitura o conjunto arquitetônico em torno da Praça da Matriz.


Rio Guaíba – Passear de barco pelo rio Guaíba é um ótimo jeito de conhecer a natureza gaúcha em plena cidade de Porto Alegre. O passeio pode ser feito de dia ou de noite e as saídas programadas em diversas opções de embarcações.


Redenção – Tradicional ponto de encontro da cidade, o Parque da Redenção é uma grande área verde próxima ao Centro. Aos domingos, acontece o tradicional Brique da Redenção, com feira de artesanato e antiguidades.


Casa de Cultura – Última morada do poeta Mario Quintana, a Casa de Cultura abriga espaços de eventos, bibliotecas, teatros, salas de leitura, discoteca pública, auditórios, galerias, museus, oficinas de arte e cafés.


Informações:

Secretaria Municipal de Turismo
(51) 3212-3464
www.portoalegre.rs.gov.br/turismo

Um comentário:

  1. Nós da Abrajet RS agradecemos a oportunidade de fazer parte da iniciativa dos 65 Destinos Indutores, atuando na divulgação do mesmo e participando das reuniões na SMTUR. Fica a certeza de que esta iniciativa qualificará Porto Alegre ainda mais no setor turístico.
    Abraços e Sucesso sempre.


    Francisco Muller
    Diretor de Marketing da Abrajet RS
    www.abrajetrs.blogspot.com

    ResponderExcluir