Busca no Blog ou na Web

8 de dez. de 2009

Macrodimensões e Dimensões

O desenvolvimento de qualquer atividade econômica necessita, preliminarmente, de uma atitude proativa e da elaboração de estratégias que garantam o alcance de objetivos desejados. O desenho dessas estratégias requer uma compreensão profunda da realidade local - estruturas, economia, vantagens competitivas e fragilidades para o seu processo de elaboração.

Para o setor de turismo especificamente, recomenda-se que a estratégia seja construída com base em uma análise situacional detalhada e levando em consideração diferentes aspectos relacionados com oferta e demanda - mercado.

A adoção de uma perspectiva ampla, que possa combinar os principais subsetores e dimensões que compõem a atividade turística, é considerada a mais adequada para o desenvolvimento do setor. Tal perspectiva deve incluir análises e cenários relacionados com infra-estrutura, potencial turístico, políticas públicas, economia e sustentabilidade, visando medir a capacidade atual do destino e o potencial de desenvolvimento.

As questões relacionadas com a demanda, como tendências e segmentos de mercado, devem ser incorporadas ao planejamento, de forma a adequar e estabelecer uma área de equilíbrio entre oferta e procura.

A divisão da estratégia em dimensões pode facilitar a visualização e mostrar a necessidade primária de articulação de diferentes atores para o desenvolvimento do setor de turismo.

Fonte: Mtur/FGV/SEBRAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário