Busca no Blog ou na Web

4 de jan. de 2010

Resultados Relatório Brasil 2009

Dando prosseguimento à apresentação dos resultados do Relatório Brasil 2009, o blog dos 65 Destinos Indutores oferece, agora, uma síntese do desenvolvimento da Dimensão Acesso, que foi examinada sob o ponto de vista de seis variáveis: “acesso aéreo”, “acesso rodoviário”, “acesso aquaviário”, “acesso ferroviário”, “sistema de transporte no destino” e “proximidade de grandes centros emissivos de turistas”.

Dimensão Acesso

Na Dimensão Acesso, portanto, identificou-se uma evolução em relação à média das duas pesquisas realizadas. O destaque na média das capitais sobre a média das não capitais se deve à maior estrutura de acesso das primeiras. Na variável acesso aéreo, por exemplo, todas as capitais dispõem de aeroporto, fator que eleva a nota nesta dimensão. Mesmo no caso das não capitais que dispõem dessa estrutura, de forma geral, seus aeroportos não recebem voos internacionais e possuem elementos infraestruturais inferiores aos dos aeroportos das capitais.

Adicionalmente, duas variáveis que exerceram impacto negativo nos índices de competitividade foram acesso aquaviário e acesso ferroviário. Nas cidades onde existe terminal aquaviário, o desenvolvimento do modal ainda é incipiente. O acesso por meio ferroviário, por sua vez, mostra-se como um desafio para o país, visto que são raros os destinos que o possuem. Desenvolver este tipo de acesso poderia elevar consideravelmente a competitividade os destinos, como pode-se constatar ao observar exemplos internacionais, como na Europa, onde os trens de alta velocidade são muito utilizados nas viagens turísticas.

Por fim, foram também identificados, em relação ao sistema de transporte de grande parte dos destinos, problemas relacionados a congestionamentos e disponibilidade de linhas de ônibus urbanos que atendam às principais atrações turísticas.

Abaixo, confira o gráfico que apresenta os resultados consolidados da Dimensão Acesso:














Veja também os resultados desta dimensão por região:






















Fonte: Relatório Brasil 2009

2 comentários:

  1. Pode ser colocado qual a cidade que ganhou o destaque acessibilidade? Felipe

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe!

    Todos os destaques estão postados aqui:
    http://65destinos.blogspot.com/2009/12/destinos-destaques.html

    ResponderExcluir