Busca no Blog ou na Web

9 de abr de 2010

Credibilidade no mercado
















Comitê Gestor do roteiro Travessia do Pantanal cria requisitos para a sua comercialização, como forma de assegurar a sustentabilidade do produto no mercado.  

Lançado com extremo sucesso em setembro de 2009, na Feira Nacional da ABAV, a Rota Travessia do Pantanal faz parte do projeto "Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização" – uma iniciativa do Ministério do Turismo que visa a formatação de produtos inovadores para o mercado brasileiro. Trata-se, pois, de um roteiro que une dois estados da Região Centro-Oeste do país – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul –, interligando cinco municípios em um só destino de ecoturismo, turismo rural e histórico-cultural.

Fruto de um longo trabalho em parceria com o SEBRAE e com o Instituto Marca Brasil, o êxito da Travessia do Pantanal deve-se, em boa medida, ao desenvolvimento de um criterioso "plano de comercialização" por parte de seu Comitê Gestor, que estabeleceu critérios para a venda do produto e consolidou uma marca turística forte e única.

Dessa forma, as operadoras, as agências e os fornecedores que estiverem interessados em vender o roteiro devem, em primeiro lugar, comprovar ao Comitê a regularidade de suas atividades no mercado, demonstrando que sua conduta comercial, sob o ponto de vista ético, não fere a imagem da marca "Travessia do Pantanal: dois estados, um destino".

Trata-se, portanto, de uma iniciativa que demonstra o alto grau de conscientização do Comitê Gestor do roteiro em relação à importância de se estabelecer um processo efetivo de "gestão de marca", assegurando, assim, a credibilidade e a sustentabilidade do produto no mercado – o que representa, afinal, o elemento decisivo para a captação e fidelização dos turistas.


4 comentários:

  1. MUITO BOM exemplo de fortalecimento de regiões turísticas. Os destinos estão iniciando o entendimento de que o fortalecimento da região turística é uma forma de AUMENTO DA COMPETITIVIDADE deles mesmos. Quanto mais atrações turísticas na região, mais noites no hotel.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu blog. O)brigado pela visita. Estamos seguindo ;) Abraço

    ResponderExcluir
  3. A Roteirização se mostra ferramenta de grande valor para regiões como a nossa, em Goiás. Caldas Novas e Rio Quente já buscam o planejamento integrado e, desde a implantação do Grupo Gestor da GEOR do Turismo, iniciativa do SEBRAE,as ações começam a dar resultados. Os estudos de roteirização já estão adiantados e, em breve, teremos ótimas opções para nossos visitantes. Abraço, Cássio - Grupo Gestor 65, Caldas Novas / GO

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz e sinto-me honrada de ter participado da criação deste roteiro...todos estão de parabéns!!! Aproveitem o momento e invistam em todas as oportunidades...vcs merecem todo SUCESSO. Abraços e parabéns a todos que acreditaram e investiram neste roteiro.

    ResponderExcluir