Busca no Blog ou na Web

12 de jan. de 2011

Proteja-se contra a dengue!


Com a chegada do verão – período que sempre vem acompanhado de muitas chuvas – o problema da dengue hemorrágica volta a ser uma grande ameaça a nossa saúde. Afinal, o calor e a umidade fazem com que os mosquitos saiam de seu confinamento, prontos para se alimentar e botar novos ovos.

Para evitarmos esse perigo, é necessário estarmos constantemente atentos às chuvas, pois é na água acumulada em alguns recipientes que os mosquitos da dengue colocam seus ovos. Portanto, nunca deixe acumular água parada em sua casa!

Além disso, para ajudar-nos ainda mais na luta contra a dengue, uma boa ideia é atrairmos os mosquitos para uma infalível armadilha! Para isso, nós precisaremos de:

•  200 ml de água;
•  50 gramas de açúcar mascavo;
•  1 grama de levedura (fermento biológico de pão);
•  1 embalagem plástica de 2 litros.

A seguir, os passos para elaborarmos a armadilha:

Passo 1. Corte uma embalagem de plástico no meio, guardando a parte do gargalo.










Passo 2. Misture o açúcar mascavo com água quente, deixando esfriar. Depois de frio, despeje na metade de baixo da garrafa.










Passo 3. Acrescente a levedura (não há necessidade de misturar). Ela criará dióxido de carbono.










Passo 4. Coloque a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da embalagem.










Passo 5. Enrole a embalagem com algo preto, menos a parte de cima. Por fim, coloque a armadilha em algum canto de sua casa.










Em duas semanas, você vai ver a quantidade de mosquitos capturados dentro da embalagem!

Além da limpeza de nossas próprias casas, podemos utilizar este método em escolas, creches, hospitais, estabelecimentos comerciais ou em quaisquer lugares onde possa haver a reprodução dos mosquitos. Esta armadilha é efetiva, também, para o combate de diversas outras espécies de mosquitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário