Para isso, portanto, o turismo nacional – especialmente os 65 Destinos Indutores – conta com uma ferramenta extremamente importante no auxílio da gestão de cada destino: o Estudo de Competitividade, que visa a contribuir para a reflexão dos atores sobre futuro da atividade turística no Brasil.
Desenvolvido pelo Ministério do Turismo e SEBRAE em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o Estudo de Competitividade busca demonstrar – através de 13 dimensões e 61 variáveis – qual o espaço que o setor ocupa nos 65 Destinos Indutores pesquisados, além de auxiliar no trabalho a ser desenvolvido pelo Grupo Gestor para aumentar os índices de competitividade em suas regiões.
Dessa forma, o turismo brasileiro gradualmente se consolida como uma grande oportunidade de crescimento para o País! E a 2ª Edição do Estudo, que estará sendo entregue hoje, constitui-se num marco importante para auxílio dos Grupos Gestores a continuarem inovando em seus produtos e promovendo cada vez mais as suas cidades, atingindo, assim, um padrão de qualidade internacional.
Os resultados apresentandos pelo Mtur no Relatório Brasil 2009 foram os seguintes:
2008 2009
Brasil ............................. 52,1 ................... 54,0
Norte ............................. 47,6 ................... 49,6
Nordeste ....................... 49,0 ................... 50,4
Centro-Oeste ................ 52,1 ................... 54,6
Sudeste ......................... 57,5 ................... 59,2
Sul ................................. 58,7 ................... 61,0
Fonte: Instituto Marca Brasil.
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