Busca no Blog ou na Web

4 de ago. de 2010

População de Recife elege prioridades

Através de uma plenária temática do Orçamento Participativo – realizada no dia 27 de julho –, a população de Recife teve a oportunidade de decidir, pelo segundo ano consecutivo, quais as melhorias a serem implementadas pela prefeitura na área do turismo. Com um público de aproximadamente 1,5 mil pessoas, foram decididas, portanto, as três prioridades para a gestão municipal em 2010.

Em primeiro lugar, ficou o desenvolvimento de práticas turísticas sustentáveis nas comunidades locais da capital pernambucana. E o projeto escolhido foi o Recifense Praticante – uma ação que visa estimular a população a conhecer mais a sua cidade, através da criação de roteiros, materiais promocionais e visitas a equipamentos turísticos.

O segundo ponto escolhido foi a qualificação da mão-de-obra turística do município, a ser implementado através do Projeto Recife 2014, que pretende criar uma série de palestras sobre a importância do turismo e a qualidade no atendimento ao visitantes. O objetivo desta ação, pois, será a sensibilização da comunidade e dos atores locais acerca do manancial de oportunidades que a Copa de 2014 proporcionará ao setor.

Por fim, a educação voltada ao turismo foi o terceiro item eleito pela plenária como prioridade para o ano de 2010. E o foco desta demanda foi direcionado à Roda de Conhecimento Turístico e Cultural do Recife, por meio da qual serão realizadas oficinas e passeios guiados, visando à troca de conhecimentos entre as comunidades possuidoras de potencial turístico na cidade.

De acordo com Gilberto Freyre Neto, representante dos delegados de turismo, a participação da comunidade nesta segunda plenária temática foi bastante significativa, o que demonstra cada vez mais a importância de sua realização. "Trata-se de um espaço de aprendizado mútuo, no qual trabalhamos pelas políticas públicas voltadas ao turismo", explica Neto, e completa: "Afinal, temos um desafio a médio prazo pela frente, que é a realização da Copa do Mundo em 2014".

Nenhum comentário:

Postar um comentário