Busca no Blog ou na Web

2 de fev. de 2010

BH inova na indução ao turismo regional!















Por meio do brilhante "Projeto Escadaria", Belo Horizonte vem divulgando os circuitos turísticos do interior de seu estado, e enchendo de cores e as escadarias da Prefeitura Municipal durante todos os domingos.

Desde dezembro do ano passado, aqueles que passam pela sede da prefeitura de Belo Horizonte nos finais de semana podem conferir uma das iniciativas mais interessantes e inovadoras em termos de indução ao turismo regional no Brasil. Trata-se do Projeto Escadaria – idealizado pela Prefeitura Municipal, através da Belotur, e em parceria com a Federação de Circuitos Turísticos do Estado – no intuito de divulgar as mais de 50 rotas turísticas de Minas Gerais à população da capital e a seus visitantes.

Lançado durante as comemorações dos 112 anos da cidade, o Projeto pretende incrementar o fluxo interno de turistas por meio do estímulo ao intercâmbio cultural entre os seus municípios. Para isso, o espaço que dá acesso ao hall da Prefeitura foi especialmente preparado, de modo que, a cada domingo, um dos circuitos de Minas é o protagonista de diversas apresentações culturais características de sua região, assim como de exposições de artesanato e degustação de pratos típicos, interagindo também com a já tradicional feira da avenida Afonso Pena, no centro da cidade.

Com previsão de funcionamento até dezembro de 2010, o Projeto Escadaria é uma das propostas mais importantes e efetivas no que tange aos objetivos de gestão dos 65 Destinos, e, por isso, merece todas as congratulações possíveis. Afinal, de forma simples e criativa, Belo Horizonte demonstrou estar consciente de seu papel enquando destino indutor – que é, justamente, o de atrair e distribuir turistas entre os territórios adjacentes –, contribuindo, assim, para a dinamização econômica de seu entorno e para o desenvolvimento pleno da atividade em sua região.






Saiba mais sobre o Projeto Escadaria: belohorizonte.mg.gov.br
                                                        pbh.gov.br
                                                        fecitur.org.br

Foto: F. Haikal

4 comentários:

  1. Parabéns a Belo Horizonte, que bela iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Esse meu povo é demais! Muito bom mesmo, assim como a reativação do COMTUR que tive o prazer de participar e com o nascimento do Grupo Gestor que, com certeza, irá inovar também no processo de gestão do turismo na capital das Minas Gerais. Bruno Wendling

    ResponderExcluir
  3. Excelente ferramenta para interiorizar o turismo regional, se nossa prefeitura e orgãos competentes tomassem como exemplo o Projeto Escadaria de B.H. tantos outro poderiam surgir...
    Parabéns aos gestores!
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha.Estive ai dia21 de março.O artesanato mineiro em um espaço maravilhoso.Esse Projeto nos mostrou que o povo ta cada vez mais conciente e a diversidade dos trabalhos desse povo que sabe transformar .

    ResponderExcluir