Busca no Blog ou na Web

8 de mar. de 2010

Cidades Inovadoras!

















A partir do dia 10 de março, Curitiba será a sede da 1ª Conferência Internacional de Cidades Inovadoras – uma realização coletiva de diversos países, que propõe o diálogo e a troca de experiências para a construção de uma realidade urbana mais próspera, sustentável e solidária. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas, o mundo jamais assistiu a um aumento tão vertiginoso de pessoas estabelecidas em conglomerados urbanos quanto o que se registra hoje em dia. Para se ter uma ideia, aproximadamente 50% da humanidade vive atualmente em cidades, de modo que, até 2050, a estimativa é que esse percentual alcance a marca de 75%, ou seja, dois terços da população global. E a principal consequência disso, como sabemos, é um crescimento também vertiginoso do número de problemas relacionados à tamanha superlotação.

Em face dessas questões, representantes de mais de 50 cidades que se destacaram internacionalmente na busca por soluções urbanas inovadoras resolveram se reunir, em Curitiba, para compartilhar o sucesso de suas experiências em planejamento, sustentabilidade, mobilidade e gestão de grandes agrupamentos humanos.

Trata-se, portanto, da "1ª Conferência Internacional de Cidades Inovadoras" – uma iniciativa da Federação das Indústrias do Paraná, em copromoção com as prefeituras de Curitiba, Lyon, Bengaluru e Austin.

Dirigida a empresários, gestores e demais interessados em transformar nossas cidades em cenários propícios ao desenvolvimento sustentável, a Conferência – que acontecerá entre os dias 10 e 13 de março – terá o seu foco dividido em quatro grandes temas: "O reflorescimento das cidades", que apresentará inovações sociais e tecnológicas visando à construção de um novo ambiente urbano; "A reinvenção do governo a partir das cidades", com novas práticas de gestão a partir do entendimento da cidade como um sistema vivo; "A governança do desenvolvimento nas cidades", tratando de experiências relacionadas à sustentabilidade; e, por fim, "Cidade-rede e redes de cidades"”, que servirá para a formação do núcleo da Rede de Cidades Inovadoras.

Mas as atividades não param por aí! Paralelamente ao encontro, outros tantos eventos estarão sendo realizados de forma integrada, tais como a "Conferência Internacional sobre Redes Sociais", o "1º Encontro Internacional de Cidades de Médio Porte", e o "2º Encontro de Governos Locais da Índia, Brasil e África do Sul". Além disso, na ocasião, será lançado o projeto "Curitiba, Cidade Inovadora 2030", cujo objetivo é transformar a capital paranense em um espaço propício à inovação, à educação e ao surgimento de uma indústria mais sustentável.


Mais informações: www.cici2010.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário