Busca no Blog ou na Web

22 de mar. de 2010

O Dia Mundial da Vida!
















Num futuro próximo, quando a espécie humana estiver a um passo de deixar a Terra, quando as palavras já não servirem mais de aviso, e quando os homens estiverem  travando guerras sangrentas pelo seu controle, aí sim, a água – outrora tão abundante – talvez seja lembrada como um "Deus traído", exterminado pela escassez de suas próprias criaturas.  

Segundo a Organização das Nações Unidas, aproximadamente 50% do total de mortes e doenças nos países em desenvolvimento ocorrem devido à indisponibilidade de água potável para o consumo. Para se ter uma ideia, a cada 1 mil litros de água utilizados atualmente no planeta, outros 10 mil são poluídos, de modo que, no ano de 2025, cerca de 30% da população mundial deverá conviver com a absoluta ausência deste recurso.

Assim, prevendo a iminência de tamanha catástrofe, a Assembléia Geral da ONU criou, em 1993, o Dia Mundial da Água – que poderia ser chamado também de "Dia Mundial da Vida", pois, como sabemos, "água" e "vida" são muito mais do que sinônimos.

Afinal, a existência do homem sobre a Terra – que chamamos "vida" – deve-se, sobretudo, à existência de "água", o que nos obriga a aceitar uma terrível constatação: de que é a própria existência da vida que está acabando com a água!

Por isso, para que nossa espécie continue sua jornada sobre o planeta, não basta aderirmos de forma "politicamente correta" à luta em defesa da água. Precisamos, antes de tudo, amar a este bem supremo, que é a origem de tudo, a fim de evitar que ele não se torne, muito em breve, o motivo pelo qual tudo estará acabado.

3 comentários:

  1. Esse tema é muito importante e trazendo para a realidade dos destinos cujo seu principal atrativo é o mar e o rio, a poluição das águas impacta diretamente no turismo e na economia local. É importante que esses destinos pensem nisso e tomem medidas de médio e longo prazo.

    ResponderExcluir
  2. Agora os gestores do turismo contam com mais uma ferramenta para melhorar os indicadores e índices de competitividade dos destinos e regiões turísticas. Excelente iniciativa do MTur!

    ResponderExcluir
  3. ALERTA! A existência do homem sobre a Terra –que chamamos "vida" deve-se, sobretudo, à existência de "água" no planeta. Já pensou nisto?

    ResponderExcluir