Busca no Blog ou na Web

16 de mar. de 2010

Projeto 65 Destinos em nova etapa!

Depois das Oficinas de Sensibilização, o Projeto 65 Destinos parte agora para a sua segunda etapa, trabalhando temas relacionados à liderança e ao planejamento dos destinos.

Com a criação do Ministério do Turismo, em 2003, o empenho do Governo Federal em transformar "a vocação natural de nosso país em fonte permanente de riqueza e inclusão social" refletiu-se na elaboração de um Plano Nacional de Turismo – voltado, sobretudo, à integração dos mais diversos segmentos do setor, no intuito de qualificar e incrementar a oferta de produtos brasileiros.

Nesse contexto, portanto, podemos perceber a amplitude do desafio apresentado aos responsáveis pelo Projeto 65 Destinos Indutores – qual seja: o de capacitar os atores locais, por meio da disseminação de um conjunto de ferramentas necessárias para a transformação de seus destinos em regiões competitivas e sustentáveis.

Por isso, durante o ano de 2009, o Projeto de Gestão dos 65 Destinos realizou "Oficinas de Sensibilização", que têm como objetivo promover o alinhamento dos atores locais sobre a importância da competitividade por meio da cooperação e do pensamento inovador, definindo a composição do Grupo Gestor, esclarecendo o papel de seus componentes e consolidando suas adesões através da assinatura dos Termos de Compromisso.

Superada esta fase, o Projeto parte agora para a sua segunda etapa, que buscará o alinhamento sobre a importância da gestão e do exercício de liderança no processo de desenvolvimento turístico nos 65 destinos. Para isso, foram realizados três "Workshops de Liderança no Planejamento e Gestão do Destino Indutor" pilotos, em Manaus, Florianópolis e Fortaleza.

Próximos Workshops de Liderança no Planejamento e Gestão do Destino Indutor:

Parintins/AM – dias 22 e 23 de março;
Barcelos/AM – dias 25 e 26 de março.

4 comentários:

  1. Realizamos os 3 primeiros workshops em Manaus, Florianópolis e Fortaleza. O trabalho foi excelente, parabéns aos Consultores e integrantes dos Grupos Gestores que contribuiram com os resultados.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Os Workshops de Parintins e Barcelos foram realizados com sucesso. BARCELOS: O GG surpreendeu com o grau de inovação em apenas 6 meses, entre a Oficina de Sensibilização e a 1ª Workshop, a cidade tornou-se mais competitiva e unida através dos trabalhos do Grupo Gestor. PARINTINS: o GG está se organizando para criar o Conselho Municipal de Turismo e está em busca de novos produtos turísticos.
    Ambos destinos contam com o apoio técnico da AMAZONASTUR, com os coordenadores Ana Karina em Parintins e Jader em Barcelos.

    ResponderExcluir
  4. Tivemos o prazer de discutir vários assuntos com nosso companheiro Ornellas durante o Workshop, que ocorreu nos dias 12 e 13 de abril, em Caldas Novas / GO. Percebemos que já avançamos, mas o caminho é longo e as ações não acontecem com a rapidez que gostaríamos. O GG está coeso e trabalha para agregar os esforços em projetos de grande valia para nossa região. Com a eleição da nova diretoria do COMTUR e união com o projeto da GEOR do Turismo, dirigida pelo SEBRAE, as ações terão mais efetividade. Esperamos contribuir e participar ativamente dessas ações.
    Att, Cássio - GG 65 - Caldas Novas/GO

    ResponderExcluir