Busca no Blog ou na Web

2 de mar. de 2010

Resultados Relatório Brasil 2009

Dando prosseguimento à apresentação dos resultados do Relatório Brasil 2009, o blog dos 65 Destinos Indutores oferece, agora, uma síntese do desenvolvimento da Dimensão Economia Local, que foi examinada sob o ponto de vista de quatro variáveis: "aspectos da economia local"; "infraestrutura de comunicação"; "infraestrutura de negócios"; e "empreendimentos e eventos alavancadores".

Dimensão Economia Local

Segundo o Relatório Brasil 2009, os resultados encontrados para esta dimensão indicam que grande parte dos destinos situam-se entre os níveis 3 e 4 (30 e 24 ocorrências, respectivamente). Em 2008, foram 27 destinos no nível 3 e 29 no nível 4. Nos demais níveis da escala, verificou-se que apenas um destino situou-se no nível 1, e outros seis foram capazes de alcançar o nível 2, com pequena diferença em relação à pesquisa anterior, quando no primeiro nível havia apenas um destino e, no segundo, oito. Porém, enquanto no ano passado nenhum destino pesquisado conseguiu atingir o patamar mais elevado da escala, no corrente ano quatro destinos alcançaram o nível 5.

O resultado desta dimensão sofreu forte influência pela atuação de um Convention & Visitors Bureau nos destinos e pela existência de benefícios financeiros para o setor de turismo. Por outro lado, a ausência de benefícios fiscais para as atividades características do turismo influenciou de maneira negativa a média da dimensão.
A média nacional, nesta dimensão, atingiu o valor de 57,1 pontos nas variáveis examinadas, atingindo nível 3 da escala. Em 2008, esta média foi de 56,6 pontos. Os resultados indicam que as capitais alcançaram a média de 67,6 pontos e as não capitais, a média de 49,6, revelando que tais pontuações situaram-se nos níveis 4 e 3, respectivamente. O mesmo ocorreu no ano passado, quando as capitais obtiveram média de 64,7 e as não capitais, média de 50,9.
Em relação às médias regionais, o Sul do país (média 68,7 pontos) e o Centro-Oeste (média 65,2) atingiram o quarto nível de desenvolvimento (acima da média nacional). As regiões Sudeste (média de 58,9 pontos), Nordeste (média de 51,3) e Norte (média de 50,2) posicionaram-se no nível 3, faixa intermediária da dimensão Economia local.

Fonte: Relatório Brasil 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário