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19 de jan. de 2011

Projeto Gestão & Planejamento


O Ministério do Turismo e o Instituto Marca Brasil darão início ao Projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos em 48 municípios brasileiros. O primeiro município será Brotas, em São Paulo. Esta nova ação, inserida no Programa Nacional de Regionalização do Turismo, será implementada em 17 estados do Brasil, e vem ampliar a metodologia usada no projeto 65 Destinos Indutores do Turismo no País, com o objetivo de continuar fortalecendo as governanças locais e fomentar o desenvolvimento das regiões turísticas brasileiras.

A escolha dos destinos que receberão o Projeto está baseada na relevância destes no cenário turístico nacional. Os municípios foram escolhidos entre as 3.635 localidades que formam as 276 regiões turísticas do Brasil. Assim, com a realização do Projeto, estes municípios terão a oportunidade de receber um conjunto valioso de orientações técnicas, no intuito de ampliar o conhecimento e fomentar competitividade para incrementar o seu potencial inovador, contribuindo, assim, com a aceleração do desenvolvimento turístico regional e do País.

Saiba mais sobre o Projeto!

O propósito central do Projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos é capacitar os atores locais para a gestão e para o planejamento do turismo, ampliando, desta forma, seus conhecimentos acerca de estratégias de planejamento, fortalecimento das governanças e inter-relação dos destinos com as suas regiões.

Nos dias 20 e 21 de janeiro, portanto, estarão reunidos em Brotas/SP os representantes das entidades relevantes do turismo – os quais irão fazer parte da implementação do Projeto –, para darmos início aos trabalhos de organização da governança local e de formação do Comitê Gestor.

O ponto de partida para este planejamento é a Pesquisa da Fundação Getulio Vargas – realizada no município – que apresenta uma análise de 13 dimensões e 62 variáveis influenciadoras da qualidade turística. Essa pesquisa resulta no Índice de Competitividade do Turismo Nacional, que deve ser gerenciado para a melhoria da competitividade dos destinos.

Assim, representantes do Ministério de Turismo, Instituto Marca Brasil e seus consultores estarão percorrendo os municípios já a partir de janeiro para o lançamento do primeiro módulo do Projeto: "Competitividade do Destino: Posicionamento e Formação do Grupo Gestor", que começa com a devolutiva da Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas e com a organização do Comitê Gestor. Os demais módulos terão reuniões de análise, planejamento, discussão de novos conceitos (gestão, competitividade e liderança), e apoio no desenvolvimento de metas e indicadores para o trabalho que será feito nos municípios. O Projeto contará, ainda, com um Sistema de Gestão voltado para a eficiência no controle e no monitoramento das ações.

Os beneficiários do Projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos serão todos os profissionais do trade turístico local, lideranças municipais, o próprio município ("profissionalização do destino") e também os demais atores de toda a região turística.

É importante salientarmos, por fim, que todos deverão trabalhar de forma integrada e harmônica na busca pelo aumento da competitividade e pela excelência no atendimento aos turistas, tendo em vista as oportunidades de mercado do setor.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento do Projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos.

Fone: (51) 3330 6927, ou www.marcabrasil.org.br.

Um comentário:

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