Busca no Blog ou na Web

18 de jan. de 2010

Oficina de Capacitação em Manaus


Ação do MTur prepara representantes da sociedade civil, governo e empresas do setor para planejar e desenvolver o turismo local.


Manaus (AM) receberá, nos dias 18 e 19 de janeiro, a primeira oficina de capacitação do projeto de Gestão dos 65 Destinos Indutores, que será realizada em todo o país. A ação, parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Marca Brasil (IMB), tem como objetivo preparar o grupo gestor local para planejar e executar projetos para o desenvolvimento do turismo.

"O Ministério do Turismo tem uma política de gestão descentralizada para desenvolver a atividade no país e está ajudando os estados e municípios a implementá-la. Mostramos o que é importante fazer e fornecemos as ferramentas necessárias para tal", explica a coordenadora geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro. Segundo ela, as oficinas são um meio de repassar conhecimento para os grupos gestores dos 65 destinos trabalhados pelo ministério e serão muito úteis no planejamento das cidades-sede para a Copa de 2014.

O Projeto de Gestão dos 65 destinos prevê a realização de cinco ações consecutivas com deslocamento de equipes do MTur, do IMB e da empresa de tecnologia Módulo para os municípios. A primeira é a oficina de sensibilização, na qual é definida a composição do grupo gestor local. A segunda é destinada ao treinamento dos gestores para operar o sistema eletrônico de monitoramento dos destinos indutores. A última etapa consta de três oficinas de capacitação, como a que será realizada na próxima semana em Manaus.

"Implantar o programa de gestão é o grande desafio do MTur, já que um grupo gestor fortalecido e atuante é fundamental para que o destino aumente sua competitividade nos mercados nacional e internacional", avalia Ana Clévia. Os 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional compreendem as 27 capitais e municípios de vocação turística identificados pelo Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.

Mais informações: imprensa@turismo.gov.br

4 comentários:

  1. Diamantina esta esperando a chegada da capacitação. O grupo gestor esta preprarando uma ação de panejamento integrado entre as diversas instituições que atuam no território. Ariana Silva

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Ariana. É realmente necessário que todos os grupos gestores se preparem para receber a capacitação. Ela por si só não resolverá as questões de gestão e produção do destino.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos partir para ação Tenho certeza que os destinos podem ir maid longe. Força na segunda -feira.

    ResponderExcluir
  4. O workshop de Manaus - Planejamento e Gestão de destinos, fou muito. Parabéms ao GG local

    ResponderExcluir