Busca no Blog ou na Web

25 de fev. de 2010

"O paraíso é aqui!"

















Tudo começou em 1503, quando o navegador italiano Américo Vespúcio desembarcou naquelas terras desertas e, maravilhado com o que via, bradou: "O paraíso é aqui!" Hoje, Fernando de Noronha, em Pernambuco, segue sendo um palco privilegiado para aventuras inesquecíveis, além de figurar como um dos mais importantes exemplos mundiais de convivência harmônica entre o homem e a natureza. 

Cume de uma gigantesca montanha submarina, Fernando de Noronha pode ser considerado um dos destinos mais mágicos do Brasil. Com uma área de aproximadamente 26 km² – repleta de penhascos, encostas, baías e praias paradisíacas –  o arquipélago faz parte do Parque Nacional Marinho, criado com objetivos de pesquisa e proteção de seu incomparável ecossistema.

Agraciado, em 2002, pela UNESCO, com o título de Patrimônio Natural da Humanidade, Fernando de Noronha possui, ao redor de sua ilha principal, outras vinte ilhas e rochedos, formando um conjunto natural de extraordinária beleza. Entre suas atrações, portanto, estão os mirantes, as grutas, as cachoeiras e os recifes, sem falar em suas inúmeras praias de água transparente, perfeitas para o banho e para a prática de esportes náuticos – sobretudo o surfe e o mergulho livre.

Ademais, o destino conta com diversas piscinas naturais, que permitem o contato direto com a exótica fauna oceânica. Suas águas – repletas de peixes coloridos, esponjas, algas, moluscos e corais – abrigam também um santuário de golfinhos rotadores e tartarugas marinhas, além de muitas outras espécies, como lagostas, arraias e pequenos cações.

Outro detalhe interessante são as duas faces distintas do arquipélago. A face norte, conhecida como "Mar de Dentro", apresenta um conjunto de praias arenosas separadas por penínsulas, dentre as quais destaca-se a do Boldró, onde grupos musicais animam as festas durante toda a madrugada. Por outro lado, a face sul – chamada "Mar de Fora" – possui uma encosta bastante recortada e abrupta, sujeita a fortes correntes, comportando praias como a do Leão, onde é feita a observação das tartarugas em seu período de reprodução.

No topo da lista dos locais mais admirados do mundo, enfim, Fernando de Noronha possui atualmente uma boa infra-estrutura turística, com diversas opções de atrativos, restaurantes e bares. No entanto, sob este ponto de vista, o grande diferencial do destino é mesmo o seu complexo de hospedagem: afinal, em virtude da proibição de novas construções no arquipélago, muitos habitantes acabaram por transformar suas moradias em pousadas familiares, de modo que, ao visitar o "paraíso de Vespúcio", o turista também terá a oportunidade ímpar de experimentar diretamente a cultura e o autêntico modo de vida do lugar.


Saiba mais sobre Fernando de Noronha:

Um comentário:

  1. Fiquei com muita vontade de conhecer esse paraíso após ler essa postagem. Andreia

    ResponderExcluir